Época 2010
Depois de de um final de 2010 em que participei pela primeira vez numa maratona, os objectivos para este ano consistem basicamente em participar em todas as provas regionais, ajudar o clube a alcançar os seus objectivos e chegar à barreira das 5h no meio Iron do Porto Santo.
Pode ser que pelo meio ainda se consiga fazer uma ou outra prova no continente, além da Maratona do Porto para o final do ano.
Saudações triatleticas e votos de bom 2011.

Chat da Discórdia
BIKE COMPONENT SEARCH |
www.ChainReactionCycles.com |
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
São Silvestre do Funchal 2009
Menos de 25m será excelente, principalmente com o tempo que está.
Resultados Oficiais
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Época 2010
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Defeso

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Estoril 2009 - Antes quebrar do que torcer
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Objectivos para o Estoril - Final do CN Triatlo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009
1º Objectivo Cumprido
domingo, 27 de setembro de 2009
Triatlo de Setubal - 3ª Etapa do CN
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Machico - Campeonato Regional da Madeira de Triatlo

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Triatlo de Machico

segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Aquatlo Sta Cruz

terça-feira, 4 de agosto de 2009
Já é Oficial - 18 de Outubro
quarta-feira, 29 de julho de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
CN Aveiro
Em primeiro lugar quero agradecer ao meu patrocinador Farmácia do Caniço e ao meu clube Clube Aventura da Madeira, sem os quais seria impossivel a participação nesta etapa do Campeonato Nacional de Triatlo.
Quanto à prova em si, infelizmente não consegui alcançar os objectivos pretendidos, mas valeu a experiência e aprendizagem. 86º Lugar com o tempo de 2h24m38s, foi a classificação final entre perto de 180 triatletas.
A prova começou com um segmento de natação como nunca tinha visto, parecia que estava numa maquina de lavar com a centrifugação ligada, tanta foi a pancada, era impossivel nadar entre socos, patadas e agarranços. O tempo de 27m03 à saída da água (estava convencido que tinha sido 30m eheh) é prova da autentica batalha aquática que se assistiu na ria de aveiro (com uma qualidade da água a desejar) apesar do segmento ter sido sem fato.
A partida para o segmento de ciclismo foi feita com o intuito de integrar um grupo que me ajudasse a concluir este segmento para depois dar tudo na corrida final, mas o forte vento e a minha falta de experiêncialevou a que várias vezes perdesse o contacto com os grupos, contudo no final do ciclismo ainda estava dentro dos objectivos pretendidos.
A entrada para o ultimo segmento, 10km de corrida, estava confiante, mas passados 100m de corrida começou aquela dor de estomago que me acompanhou até ao final, finalizando este segmento com muito sacrificio. O impacto do pé no chão, sentia-o no estomago, com uma dor agudizante, apesar de ter as pernas soltas. O tempo de 44m58 na corrida não permitiu alcançar os objectivos pretendidos de ficar nos 80 primeiros e garantir já nesta prova a presença no Estoril.
Resta-me agora tentar descobrir o porquê desta dor, para que em Setubal tudo corra bem e consiga garantir o apuramento para o Estoril.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Roth

Este domingo quando começar o meu treino pelas 9h em Machico, já 5 triatletas madeirenses e companheiros de treino, estarão com cerca de 4h de competição no IronMan de Roth, 3,8km - 180km - 42km.
Carlos Carichas, Duarte Mendonça, Paulo Margarido, Paulo Silva e Roberto Lucio, irão fazer a sua estreia na distância, ficando para a história como os primeiros madeirenses a realizar e a acabar, é o nosso desejo, um IM.
Quem quiser seguir o desenrolar da prova é só clicar IM Challenge Roth.
Espero que consigam alcançar os vossos objectivos e estaremos todos a torcer por vós. Grande abraço e boa prova.
Quero ver as 5 t-shirts de Finisher ;)
quarta-feira, 8 de julho de 2009
10 Dias
segunda-feira, 29 de junho de 2009
A 3 semanas de Aveiro

terça-feira, 16 de junho de 2009
12º Lugar no Triatlo Sprint do Porto Moniz
Ia começar a prova e eu a pensar qual seria o meu comportamento durante a mesma. Optei por deixar-me ir até onde tivesse forças e foi com esse pensamento que iniciei o segmento de natação, com uma partida forte, aproveitando alguns pés, até à 1ª boia e depois verificar como estava e onde estava. A estratégia deu certo e se na 1ª volta ainda tentava puxar o grupo no qual estava inserido, na 2ª volta optei por resguardar-me e ir à "boleia".





segunda-feira, 8 de junho de 2009
Entrevista para a newsletter da Farmácia do Caniço
O atleta madeirense Duarte Câmara, que é patrocinado pela Farmácia do Caniço, fala das suas experiências desde que começou a praticar triatlo e deixa algumas dicas aos interessados nesta modalidade, que está em franca expansão na Região Autónoma da Madeira.
Há quanto tempo pratica triatlo?
Por norma, em quantas provas participa por ano?
Já participou em alguma prova no estrangeiro?
Na Madeira há boas condições para a prática desta modalidade?
Em termos de equipamentos, é preciso fazer um investimento muito grande?
Para as pessoas que não conhecem a modalidade, pode-nos dizer em que consiste uma prova?
Quais são as próximas provas em que planeia participar?
Quais a próximas provas que se disputarão na Madeira?
Esta modalidade está a gerar interesse entre os jovens?
Acha que o facto de termos em Portugal uma campeã como a Vanessa Fernandes está a chamar mais gente para a modalidade?
Que conselhos daria às pessoas interessadas em praticar a modalidade?
Quantas horas de treino faz por semana?
Tem um blog acerca do triatlo. Fale-nos um pouco desse projecto…
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Campeonato Regional Individual de Duatlo - S. Vicente

Esta prova para mim não começou bem, pois ainda na terça-feira acordei com uma irritação na garganta que foi piorando ao longo dos dias impossibilitando-me de treinar. Sexta-feira fui dar uma volta de bike para ver como me sentia, e se durante a volta não me senti assim tão mal, no sábado vespera da prova, estava outra vez pior, mas enfim, já estava inscrito e só não conseguindo me levantar da cama no domingo é que me faria faltar à prova :).
Após os preparativos habituais antes da prova ainda em casa, foi seguir rumo à cidade de São Vicente na costa norte da ilha, que nos brindou com um dia espectacular e excelentes paisagens a todo o pelotão regional de triatlo.
Após o check-in algumas conversas de forma a avaliar como seria a 1ª corrida, fomos para a linha de partida. Parti num ritmo não muito forte, pois não sabia como ia responder devido ao facto de não estar a 100%. Depressa formou-se um grupo de 15 atletas, o grosso do pelotão. Apesar de na 1ª volta ainda assumir as despesas do grupo, nas restantes 3 voltas optei por resguardar-me, mas sempre atento a algumas tentativas de aceleração e mudanças de ritmo. Estava num grupo que me interessava para iniciar o 2º segmento.
Após os 10km cumpridos em pouco mais de 38m e com o grupo já com menos elementos, a minha chegada ao PT, não foi a mais feliz, pois momentaneamente fiquei sem saber onde estava a minha bike e perdi alguns segundos que foram fatais.
Parti para os 40km do ciclismo atrasado em relação aos restantes elementos do grupo que integrava, que entretanto também já tinha desfragmentado, ficando um duo na frente desse grupo, Rocha e Melim, estando na sua perseguição eu e o Paulo. Apesar das nossas tentativas não conseguimos chegar a esses dois atletas e fomos alcançados na 2ª das 7 voltas pelo Gustavo e o Vitor Jesus, com o ultimo a atacar e deixar o Paulo para trás, não conseguindo acompanhar. Depois de algumas voltas na companhia deste dois atletas, com alguns ataques pelo meio, no principio da 6ª volta foi a minha vez de descolar perante um ataque do Vitor Jesus novamente. A partir daí, foi chegar ao fim do segmento do ciclismo minimizando as perdas, para ver se chegava ao ultimo segmento ainda com hipótese de lutar por algo mais.
Cheguei ao PT sozinho e a transição correu bem, com as pernas a responderem, só faltou foi mesmo a àgua nesta 1ª volta de corrida. À medida que fazia o percurso até ao campo de futebol consegui ver como estava posicionado, o Melim já tinha saído do campo e regressava, o Rocha vinha mais atrás e entrei no campo de futebol a ver o Gustavo e Vitor Jesus, estavam a 400m. Entretanto atrás o Artur estava bem distante.
No retorno acima do parque desportivo a diferença já era menor, havia uma esperança que conseguiria alcançar aqueles dois atletas e ainda vejo o Humberto, que estava situado no meio daquele quarteto. Na 2ª volta e ao chegar ao campo de futebol, constatei que a diferença apesar de ser menor em relação à 1ª volta seria praticamente impossivel de lá chegar dado já à minha falta de capacidade de dar mais. Ainda tentei, mas ao chegar ao inicio da subida da ribeira, vi que não dava mesmo para chegar mais à frente e a partir daí foi já em descompressão até à meta, a minha prova já estava feita. Tempo final de 2h14m57. Agora é tempo de recuperar antes de começar aos treinos.
Na frente só no primeiro segmento é que a prova esteve equilibrada, com ligeiro ascendente do Duarte Nóbrega sobre o Ricardo Gouveia. A partir do segmento de ciclismo a prova não teve mais história em relação ao vencedor com o Ricardo Gouveia a assumir o protagonismo, sagrando-se Campeão Regional de Duatlo deixando a mais de 5 minutos o 2º classificado Duarte Nóbrega e a cerca de 1m30 finalizando o pódio o Roberto Lucio.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
2h26m01
A entrada no PT foi a tentar pensar como tinha feito este tempo, quando perspectivava sair no minuto 23. Desilusão!
O inicio do segmento de ciclismo foi mau, com uma primeira volta a tentar perceber em que posição estava. Na 2ª subida do Infante e sendo apanhado no final da mesma pelo Gouveia e Rocha, ganhei outro ânimo e tentei ir com eles o máximo tempo possivel, o que aconteceu até à 4ª subida altura em que apanhamos o Paulo Silva e ficámos os dois. O Paulo puxava na subida e eu no plano. Pelo meio tinhamos a companhia de um triatleta continental, do Belenenses salvo erro. E assim fomos até ao final do segmento do ciclismo.
Depois foi controlar o tempo à entrada para a ultima volta, 2h16m e verificar que quem vinha atrás. No final e a uns 500m da meta "fugi" do meu parceiro de prova e ainda tentei alcançar o Rocha que vinha em nitida perda, mas já não consegui chegar e ao entrar para a recta da meta foi a alegria de ter conseguido o objectivo, batendo o meu recorde da distancia.
Agradeço a todos que me apoiaram nesta prova, ajudando-me a atingir o objectivo, com o seu incentivo: Ce, Inês, Mamã, Ida, Pipa, Tomás, Francisca e todos os outros que com as suas palavras ajudaram-me ao longo da prova. Obrigado
Funchal "quer" a finalissima do Campeonato Nacional de Triatlo
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Apresentação do II Triatlo do Funchal
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Falta 1 semana

terça-feira, 5 de maio de 2009
A 2 semanas do Triatlo do Funchal (Actualização dia 6 de Maio)
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Top 10 na Ribeira Brava

Noticia da prova em Triatlo da Ribeira Brava e Classificação Geral .
Brevemente fotos da prova.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Triatlo da Ribeira Brava
Vamos poder ver também como estão as camadas jovens de triatlo aqui na Madeira, pois os juvenis vão fazer a prova principal. Era bom que um miudo desse nas vistas e desse uma tareia nos "velhotes".
Boa sorte a todos os atletas
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Setubal adiado
Sei é que mais uma vez vou ficar a arder, visto ter marcado a minha viagem com 1 mês de antecedencia de maneira a garantir um preço não muito caro, ainda por cima com a confirmação da data por parte da federação.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Férias
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Porque ontem foi 1 de Abril
Independentemente disso, vou continuar a treinar conforme a disponibilidade como é óbvio, mas sempre empenho e dedicação de maneira a atingir sempre os melhores resultados,
Bons treinos e para o ano vem mais peta :)
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Triatleta Profissional
quinta-feira, 26 de março de 2009
Apoio da Loja do Triatlo

Patrocinio da Farmácia do Caniço

terça-feira, 24 de março de 2009
Regresso aos treinos
Neste momento falta 1 mês e 1 semana para o olimpico de setubal e antes só tenho uma competição, o super sprint da ribeira brava no dia 25 de abril.
quarta-feira, 18 de março de 2009
O meu 1º triatlo
Entretanto no PT foi um autentico passeio, entre o retirar do sal e secar o corpo antes de vestir a t-shirt e calçar as meias e as sapatilhas, fui apanhado por outros adversários.
Entretanto começo a minha prova de ciclismo e rapidamente noto que ia ser um martirio. Na unica dificuldade uma pequena subida sou facilmente ultrapassado pela maior parte dos restantes adversários, até que um deles me incentivaa ir na roda, outro desconhecido de seu nome Paulo "Marvilhe" Silva. Mas já não bastava a falta de pernas, como a bike de 1900 e não sei quantos fazia das suas, o que me obrigou a fazer a totalidade do percurso na pedaleira do meio. Enfim, foi chegar ao fim do segmento dentro das possibilidades.
Acabado o ciclismo foi colocar a bike no PT, retirar o capacete e colocar o boné na tentativa de fazer uma boa corrida, mas foi quando notei que correr depois de nadar e da bike era complicado. Foi sofrer até ao fim e ser ainda ultrapassado no fim por mais um atleta, por sinal o ultimo atleta masculino e assim concluir o meu primeiro triatlo em ultimo lugar dos atletas masculinos.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Reportagem na RTP-2 do Triatlo Longo do Porto Santo
segunda-feira, 9 de março de 2009
A menos de 2 meses...
quinta-feira, 5 de março de 2009
De volta aos treinos
quarta-feira, 4 de março de 2009
Madeira pode ter um Cristiano Ronaldo no Triatlo
Pode ver a entrevista completa carregando no titulo da mensagem