Época 2010

2011 já começou bem como a nova época de Triatlo.
Depois de de um final de 2010 em que participei pela primeira vez numa maratona, os objectivos para este ano consistem basicamente em participar em todas as provas regionais, ajudar o clube a alcançar os seus objectivos e chegar à barreira das 5h no meio Iron do Porto Santo.
Pode ser que pelo meio ainda se consiga fazer uma ou outra prova no continente, além da Maratona do Porto para o final do ano.
Saudações triatleticas e votos de bom 2011.
Pesquisa personalizada

Chat da Discórdia


ShoutMix chat widget
BIKE COMPONENT SEARCH
www.ChainReactionCycles.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

12º Lugar no Triatlo Sprint do Porto Moniz

Foi no passado domingo, dia 14 de Junho, que se disputou na vila do Porto Moniz o Campeonato Regional de equipas de Triatlo, em que o Clube Aventura da Madeira ficou no honroso 3º lugar, a morder os calcanhares ao Ludens de Machico 2º classificado, sendo vencedor o Andorinha que bateu toda a concorrência.
Mas o dia começou bem cedo, com o despertar às 6h da manhã. pois a prova tinha o seu inicio pelas 8h30. Após os preparativos, bike no carro e ala para o Porto Moniz. Chegado lá, o tempo não estava famoso com alguma chuva pelo caminho na costa norte, nomeadamente em São Vicente, mas que apenas ameaçou e não apareceu durante a prova, o que iria tornar o percurso de ciclismo bastante perigoso.
Chegado ao destino, e após algumas conversas sobre os objectivos de alguns adversários, já que eu estava na expectativa de como iria reagir a 3 semanas sem treinar, devido a doença nas 2 primeiras semanas e férias com a familia na ultima, era tempo de tirar o equipamento para dar entrada no parque de transição e ultimas afinações, quando tive um contra tempo, ao tentar encher o pneu da roda traseira, ele perdia o ar e esvaziou. Valeu a ajuda do Rocha e do Paulo Silva, a quem agradeço publicamente, a mostrar que acima de tudo existe amizade no grupo de triatlo madeirense.
Resolvido o problema foi apressar para dar entrada no PT, preparar as coisas e entrar na agua para aquecer alguma coisa.


Ia começar a prova e eu a pensar qual seria o meu comportamento durante a mesma. Optei por deixar-me ir até onde tivesse forças e foi com esse pensamento que iniciei o segmento de natação, com uma partida forte, aproveitando alguns pés, até à 1ª boia e depois verificar como estava e onde estava. A estratégia deu certo e se na 1ª volta ainda tentava puxar o grupo no qual estava inserido, na 2ª volta optei por resguardar-me e ir à "boleia".
A saída da água é que não correu muito bem, e tendo conhecimento da mesma de triatlos anteriores, estive mal estrategicamente, deixando-me ir no grupo, o que me fez perder uns 15 a 20 segundos na confusão das escadas que me poderia ter dado jeito no ciclismo.
No PT, estive bem, e fiz uma rápida transição, saindo à frente dos que estavam no meu grupo da natação e que tinham saído à frente.
Parti para o segmento de ciclismo, em que os primeiros 1,5Km / 2Km são a subir, forte, da mesma maneira que tinha começado o segmento de natação, mas depois da rotunda tive uma quebra de rendimento. Pensei que tinha de recuperar até ao fim da subida e minimizar as perdas. Entretanto tinha sido ultrapassado pelo Margarido, Paulo Silva, Gouveia e Rocha, e foi aqui que aqueles 15 a 20 segundos perdidos à saida da água fizeram a diferença, pois permitiria chegar ao final desta primeira subida senão à frente, pelo menos com eles à excepção do Gouveia que neste segmento é de outra dimensão.
Ainda consegui chegar-me até ao Paulo Silva depois da descida e já no plano, que também não tinha conseguido ir com os outros atletas, e se no plano era eu que puxava levando comigo o Paulo, nas subidas acontecia exactamente ao contrário até que à chegada da ultima subida em direcção ao Seixal fomos alcançados pelo duo Carichas/Joaquim, que mal encostam a nós, atacam. Em mais uma subida com uma extensão de 1,5Km +/-, não podia ficar para trás sob pena de ficar para trás e não conseguir recuperar, pelo que cerrei os dentes e segui na cauda deste grupo, com o Carichas a impor o andamento, para a uns 500m do final da subida o Joaquim atacar, mas não conseguindo deixar ninguem do grupo para trás.
Chegado ao retorno do Seixal para o regresso à vila do Porto Moniz, pensei que a descida ia ser mais calma, mas novamente o Joaquim encarregou-se de atacar e descer a uma velocidade vertiginosa, a qual só eu respondi. Perante esta nova situação, decidi resguardar-me atrás do Joaquim, pois neste momento já pensava nas 3 semanas que não treinava que também abrandou e um pouco mais à frente voltamos a ter a companhia do Carichas e do Paulo, até nova dificuldade, uma ligeira subida, com novo ataque do Joaquim e novamente eu a responder. Desta vez o ataque deixou mossa, no duo Carichas / Paulo Silva, que não mais encostou no segmento de ciclismo. Voltei a deixar-me ficar novamente atrás do Joaquim, protegendo-me e já na ultima subida apanhamos o junior do Ludens que ia à nossa frente. Nesta ultima dificuldade o Joaquim ganhou vantagem nos ultimos metros, pois pensei também que agora era guardar as forças que restavam para o ultimo segmento. Ainda perdi mais algum tempo na descida até ao Porto Moniz, o que permitiu que o trio perseguidor se aproximasse.
A chegada ao PT correu sem problemas, foi calçar as sapatilhas, colocar o boné (encharcado) e toca a correr. O Joaquim estava a uns 100m e tinha atrás de mim o trio perseguidor a uns 50m. Visto que em circunstancias normais não conseguia chegar ao Joaquim, optei por gerir, ainda mais quando começei a sentir aquela dorzinha de estomago, que tantas vezes me visita naquela pequena rampa após o PT. Logo o trio perseguidor colou-se a mim, primeiro o junior do Ludens, Henrique Gouveia, que viria a pagar este esforço talvez por alguma imaturidade competitiva, seguido do Carichas e do Paulo Silva.

No final das 1ªs 4 voltas à vila do Porto Moniz, o Carichas levava uma vantagem de uns 20m de mim e do Paulo sendo seguido de perto do Henrique Gouveia.
Logo no inicio da segunda volta eu e o Paulo encostamos ao miudo e na pequena inclinção existente no percurso, decidi apertar um pouco e cheguei ao Carichas deixando para trás o duo perseguidor.
Na terceira volta Após rolar alguns metros na companhia do Carichas ele aproveitou a boleia do Miguel Mendes que passou por nós e não tive forças para responder e deixei-me ir aquele ritmo senão o estoiro ia ser enorme.
Entretanto voltei a aproximar-me do Carichas mas as forças faltavam para o sprint final, ainda ganhei algum animo quando vislumbrei o Rocha a uns escassos 30m +/-, mas já era tarde a meta aproximava-se e as forças diminuiam, de tal maneira que os ultimos 200m foram a controlar quem vinha atrás acabando a prova calmamente com o tempo final de 1h14m04s.
Agora é tempo de voltar aos treinos e preparar a próxima etapa do Campeonato Nacional a decorrer em Aveiro de forma a garantir os objectivos e quem sabe baixar as 2h26m01!
Fotos Camadeira e Oscar Pereira

7 comentários:

  1. Oh rapaz isso mais parecia o relato de um Ironman e não de um sprint, para a próxima apelo ao teu poder de sintese.
    Treina bem, pois em Aveiro vou em busca da desforra.
    Se precisares de algum apoio logistico no Continente, estás à vontade.

    ResponderEliminar
  2. Apetecia-me escrever, o que é uma coisa rara :)
    Agradeço desde já a disponibilidade para o apoio logistico.

    ResponderEliminar
  3. Câmara: há etapas da Volta à França menos animadas e com menos ataques do q este relato! Bolas...! Abraço, D.M.

    ResponderEliminar
  4. Grande relato....
    Parabéns pela prestação e quando vieres ao Continente avisa.

    ResponderEliminar
  5. Conto estar aí para fazer a etapa de aveiro

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela prova e bom treino para amanhã! :)

    ResponderEliminar

Calendário de Treinos e Provas