Época 2010

2011 já começou bem como a nova época de Triatlo.
Depois de de um final de 2010 em que participei pela primeira vez numa maratona, os objectivos para este ano consistem basicamente em participar em todas as provas regionais, ajudar o clube a alcançar os seus objectivos e chegar à barreira das 5h no meio Iron do Porto Santo.
Pode ser que pelo meio ainda se consiga fazer uma ou outra prova no continente, além da Maratona do Porto para o final do ano.
Saudações triatleticas e votos de bom 2011.
Pesquisa personalizada

Chat da Discórdia


ShoutMix chat widget
BIKE COMPONENT SEARCH
www.ChainReactionCycles.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

2h26m01

Este é a minha melhor marca num triatlo disputado em distância olimpica.
Foi este domingo na cidade do Funchal (em casa), numa bela manha, propicia para a prática do triatlo, que tal feito aconteceu.
Mas se o resultado final foi bom, o inicio foi um completo desastre. Desde a uma noite mal dormida, com uma insónia das 2h20 até às 5h30 e daí em diante passando pelas brasas até às 7h00, hora do despertar. Depois foi o habitual antes das provas e sair de casa em direcção ao Funchal para o check-in no PT. Após a entrada, colocação da bike e restante equipamento, foi quando já me preparava para o aquecimento na água que fui chamado por um arbitro, pois os extensores da minha bike passavam 1cm do limite. O que aconteceria se não me tivessem visto? Seria desqualificado??? Não era obrigação terem verificado na entrada do parque? De qualquer maneira não consegui aquecer na água.


Dada a partida, foi até à 1ª boia, tentar conseguir um lugarzinho para nadar, entre largar pancada e passar por cima de outros, praticamente não consegui nadar. Depois da 1ª boia foi ir atrás do pelotão visto não conseguir ver a outra boia pois o sol incadeava e não conseguia ver nada, até que reparei que estava a ir em direção à boia errada. A partir daí foi ir no grupo que não me deixava sair e resultado final 27m02 o que me desmotivou completamente.

A entrada no PT foi a tentar pensar como tinha feito este tempo, quando perspectivava sair no minuto 23. Desilusão!
O inicio do segmento de ciclismo foi mau, com uma primeira volta a tentar perceber em que posição estava. Na 2ª subida do Infante e sendo apanhado no final da mesma pelo Gouveia e Rocha, ganhei outro ânimo e tentei ir com eles o máximo tempo possivel, o que aconteceu até à 4ª subida altura em que apanhamos o Paulo Silva e ficámos os dois. O Paulo puxava na subida e eu no plano. Pelo meio tinhamos a companhia de um triatleta continental, do Belenenses salvo erro. E assim fomos até ao final do segmento do ciclismo.

Chegado ao PT vejo o tempo total e afinal tinha recuperado algum do tempo perdido na natação. O objectivo de baixar as 2h30 estava ao alcance de um tempo abaixo dos 45m. Assim parti para a corrida decidido em atingir o objectivo. Hidratar bem no inicio e fazer um segmento de atletismo na companhia do Paulo Silva, para ajudarmo-nos um ao outro e tentar recuperar algumas posições.


Chegado ao primeiro retorno no final do Oudinot, lá começou aquela dor de estomago incomodativa e lá tive de deixar ir o Paulo e tentar recuperar. Entretanto já tinhamos passado o Artur. Foi já no final da 2ª volta que conseguir recuperar ao memso tempo que chegava-se a mim o Codinha, com uma volta de avanço. Já recuperado aproveitei a boleia e fiz uma excelente 3ª volta ultrapassando mais alguns concorrentes, Paulo Sequeira e o Hugo Brito, chegando novamente ao meu colega de prova, que solta "tu por aqui, outra vez!!!?"

Depois foi controlar o tempo à entrada para a ultima volta, 2h16m e verificar que quem vinha atrás. No final e a uns 500m da meta "fugi" do meu parceiro de prova e ainda tentei alcançar o Rocha que vinha em nitida perda, mas já não consegui chegar e ao entrar para a recta da meta foi a alegria de ter conseguido o objectivo, batendo o meu recorde da distancia.

Agradeço a todos que me apoiaram nesta prova, ajudando-me a atingir o objectivo, com o seu incentivo: Ce, Inês, Mamã, Ida, Pipa, Tomás, Francisca e todos os outros que com as suas palavras ajudaram-me ao longo da prova. Obrigado

2 comentários:

  1. A desforra já está marcada para Aveiro, muitos Parabéns pelo resultado.
    Quanto ao segmento de natação aconteceu-me o mesmo o sol e o facto de sermos poucos e não seguirmos em cardume, fez-me tomar algumas trajectórias erradas prejudicando o tempo final. Quanto á confusão no inicio até achei muito soft, acho que estás mal habituado com as provas regionais (arrancar com 600 como no half de Lisboa isso sim é que é o livre-se quem puder).
    Força nos treinos sem esquecer que o corpo também precisa de recuperar.

    ResponderEliminar
  2. Com que então foi uma fuga...eu pensei que simpaticamente teria sugerido que Vª Exª se pusesse ao piro para eu não ter de sprintar (como se ainda o conseguisse fazer)...tendo-lhe lembrado ainda que tinha de acabar fresco para continuar preparando o Objectivo da época...e se calhar da carreira...e que "tava nas tintas para a pontuação do Ranking" como oportunamente lhe esclareci (em pleno esforço, o que só revela invulgar lucidez, sensatez...e estupidez, devia ter marimbado para os objectivos e pregar-lhe uma partida...)???!!!

    ResponderEliminar

Calendário de Treinos e Provas