Época 2010

2011 já começou bem como a nova época de Triatlo.
Depois de de um final de 2010 em que participei pela primeira vez numa maratona, os objectivos para este ano consistem basicamente em participar em todas as provas regionais, ajudar o clube a alcançar os seus objectivos e chegar à barreira das 5h no meio Iron do Porto Santo.
Pode ser que pelo meio ainda se consiga fazer uma ou outra prova no continente, além da Maratona do Porto para o final do ano.
Saudações triatleticas e votos de bom 2011.
Pesquisa personalizada

Chat da Discórdia


ShoutMix chat widget
BIKE COMPONENT SEARCH
www.ChainReactionCycles.com

quinta-feira, 26 de março de 2009

Apoio da Loja do Triatlo


Depois de acertar o patrocinio da Farmácia do Caniço consegui o apoio da Loja do Triatlo representantes em Portugal de marcas como Blue Seventy, Fast Forward Wheels, O Symetric, Ridley entre outras marcas.
Agora só me resta treinar e para atingir os objectivos pretendidos.

Patrocinio da Farmácia do Caniço


A Farmácia do Caniço será o meu patrocinador com vista a minha participação no Campeonato Nacional de Triatlo. Em breve mais desenvolvimentos sobre esta parceria.

terça-feira, 24 de março de 2009

Regresso aos treinos

Depois de um fim de semana em que o treino praticamente não existiu devido à minha kininhas estar doente, com uma gastro e infeção na garganta, sim teve de ser logo duas, impossibilitou o treino "grande" de domingo, que espero que não venha a fazer falta. Pelo menos a filhota está melhor e já permitiu o retomar dos treinos ontem com 1h de corrida pelo Caniço.
Neste momento falta 1 mês e 1 semana para o olimpico de setubal e antes só tenho uma competição, o super sprint da ribeira brava no dia 25 de abril.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O meu 1º triatlo

Aqui vai um pouco de história, enquanto a carga de treino intensifica-se e sem provas até ao final de Abril.
Foi em 2004, mais precisamente a 5 de Outubro em Machico que pela primeira vez experimentei esta modalidade desportiva, um super sprint. Juntamente com um amigo meu, Ricardo Melim, delineamos o plano de treinos. Umas braçadas numa piscina do ginásio com 12m de cumprimento, algumas ao fim de semana na praia e, umas corridas na promenade do Caniço, foi a minha preparação para este desafio, pensei que na bike chegava lá e era só pedalar eheh. Entretanto na altura praticava outro desporto, squash.
Chegado o dia lá fui eu, com o equipamento todo preparado, uma bicicleta de btt emprestada de 1900 e não sei quantos, oculos de natação, fato de banho (calção), sapatilhas, meias, t-shirt e boné. A touca foi dada pela organização.
Depois de colocar a bike e restante equipamento numa espécie de parque de transição, desloquei-me para o local da partida para iniciar o segmento de natação +/- com 375m. Este segmento foi divertido, nadando entre barcos de pesca e as cordas que os prendiam. A meio do percurso havia um retorno em terra o que deu para ver que estava bem colocado, ia em segundo lugar. Ou os meus treinos de piscina de 12m tinham sido algo de fenomenal, ou então os meus adversários eram autenticos pregos na agua, o mais obvio. Entretanto cheguei ao final do segmento ainda em segundo, mas ciente que a minha boa prestação tinha acabado ali, o que levou o 3º classificado logo a apanhar-me ainda na rampa de acesso ao PT, um desconhecido Tiago Silva.

Entretanto no PT foi um autentico passeio, entre o retirar do sal e secar o corpo antes de vestir a t-shirt e calçar as meias e as sapatilhas, fui apanhado por outros adversários.

Entretanto começo a minha prova de ciclismo e rapidamente noto que ia ser um martirio. Na unica dificuldade uma pequena subida sou facilmente ultrapassado pela maior parte dos restantes adversários, até que um deles me incentivaa ir na roda, outro desconhecido de seu nome Paulo "Marvilhe" Silva. Mas já não bastava a falta de pernas, como a bike de 1900 e não sei quantos fazia das suas, o que me obrigou a fazer a totalidade do percurso na pedaleira do meio. Enfim, foi chegar ao fim do segmento dentro das possibilidades.


Acabado o ciclismo foi colocar a bike no PT, retirar o capacete e colocar o boné na tentativa de fazer uma boa corrida, mas foi quando notei que correr depois de nadar e da bike era complicado. Foi sofrer até ao fim e ser ainda ultrapassado no fim por mais um atleta, por sinal o ultimo atleta masculino e assim concluir o meu primeiro triatlo em ultimo lugar dos atletas masculinos.


Fotos da prova

sexta-feira, 13 de março de 2009

Reportagem na RTP-2 do Triatlo Longo do Porto Santo


Este domingo dia 15 de Março, vai ser transmitida a reportagem alargada do Triatlo Longo do Porto Santo, pelas 18h na RTP-2. Recorde-se que estava em disputa o titulo nacional de longa distancia, que teve como vencedores Bruno Pais e Maria Areosa, bem como a 1ª etapa da Taça Iberica de Longa Distancia.
Eu infelizmente desisti devido a furo quando já tinha cumprido 56km do percurso de ciclismo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A menos de 2 meses...



É verdade meus amigos, já estamos a menos de 2 meses para a 1ª etapa do campeonato nacional de triatlo, a disputar-se em Setubal. Depois de uma semana de treinos menos intensa onde praticamente fiz "natacinha" e de umas corridinhas ligeiras, aproxima-se uma semana já com mais carga e com 3x natação, 3x cilcismo e 4x atletismo.

quinta-feira, 5 de março de 2009

De volta aos treinos

Após o Longo do Porto Santo onde apenas cumpri 56kms de bike voltei aos treinos na terça-feira para dar umas braçadas. Já ontem, quarta-feira fui para a pista fazer umas séries. Maio aproxima-se e espera-se por resultados nessa altura. Plano de treinos encontra-se actualizado no calendário no fim do blog.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Madeira pode ter um Cristiano Ronaldo no Triatlo

Em entrevista ao DN-Madeira o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, José Luis Ferreira, afirmou que, face ao trabalho que está a ser realizado na Madeira e tendo em conta os recentes resultados, as boas prestações do Tiago Silva do Ludens de Machico e o brilhante 11º lugar no campeonato nacional de longa distância do Roberto Lucio, atleta do Clube Aventura da Madeira, o surgimento de novos valores será uma realidade.
Pode ver a entrevista completa carregando no titulo da mensagem

terça-feira, 3 de março de 2009

Desisti no Longo do Porto Santo


Na minha 3ª época de triatlo chegou a 1ª desistência. Infelizmente furei no Longo do Porto Santo e não pude concluir com éxito a minha primeira experiência na longa distância.
O dia já não começou bem, com uma juiza a implicar com onº da minha touca que não estava visivel e com os primeiros pingos a cair ainda no parque de transição. Foi apenas o prenuncio para o que havia de me acontecer.
Depois do fato vestido, entrada na água para "arrefecimento" e habituação do corpo às aguas gélidas de Março, com umas braçadas até à primeira boia e regresso para a partida da "maratona". Para quem previa fazer um tempo na casa do minuto 31 o andar aos S entre as boias veio contra as minhas pretensões, como mostra os 33.02. Nada de desmoralizar, a prova ainda estava no inicio e calmamente dirigi-me para o PTonde optei por fazer uma transição consciente. Parto para o ciclismo com o objectivo das 3h, o que implicava controlar a média e o tempo por volta, 30kmh e 45m por volta respectivamente. Depois de uma boa primeira volta senti uma quebra no final da segunda volta embora acima das expectativas, estava com 1h26m o que me dava uma margem de 4m. Com as condições climatéricas a deteriorarem-se, chuva e vento, estava na altura de meter uma barra antes da subida da Lapeira, o que me fez perder algum tempo, mas era necessário abastecer algo sólido. Estava a meter um gel a cada regresso da Calheta. Foi então já com 56km de prova sensivelmente, na subida da Gazela, que o infortunio bateu à porta. Começei a sentir e a ouvir o carbono no asfalto e desmontei em frente ao bar Titanic. Não podia ser mais sugestivo o nome, pois senti-me a afundar naquele momento, ao olhar para o pneu vazio. Foi o fim da prova e o regressar ao hotel para tomar um banho e esfriar a cabeça, pois são coisas que acontecem e temos de estar preparados para tal.
Ainda regressei a tempo de apoiar todos os meus colegas de treino a atingir o seu objectivo.
Parabéns ao Roberto Lucio pela excelente prova e consequentemente o titulo de melhor madeirense, deixando atrás de si o Duarte Mendonça e o super favorito na sondagem do blog, Duarte Nóbrega. Realce também para a excelente prova do Romeu que foi o 5º melhor madeirense.
Agora resta treinar para as futuras provas e esperar que o azar não bata à porta.

Calendário de Treinos e Provas